Músicas da Sony e Warner deixam o TikTok em meio à treta com a Universal

Músicas da Sony e Warner deixam o TikTok em meio à treta com a Universal

A treta entre o TikTok e a Universal Music Group passa a afetar outras gravadoras nesta terça-feira (27). De acordo com veículos estrangeiros como Rolling Stone e BBC, músicas da Sony Music e da Warner Records estão ficando indisponíveis no aplicativo devido à disputa travada por royalties.

Isso porque a UMG agora derruba as canções escritas pelos compositores de seu casting, ainda que sejam cantadas por artistas da Sony ou da Warner. A companhia também retira as faixas de cantores com quem, apesar de não ter contrato de gravação, tem contrato de distribuição, a exemplo de Harry StylesSZABad Bunny e Steve Lacy.

As remoções acontecem após a tentativa de negociação entre o TikTok e a UMG que rolou em janeiro, mas que não chegou a um acordo sobre a remuneração adequada e a utilização de Inteligência Artificial por parte da plataforma de vídeo.

Na ocasião, a gravadora acusou o aplicativo de “tentar construir um negócio baseado em música, mas sem pagar um valor justo por isso” e quase imediatamente tratou de remover os trabalhos cantados por suas estrelas contratadas.

O TikTok, por sua vez, lamentou o desacordo e afirmou que a UMG estava colocando “sua própria ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores”. Alegou, também, que a “narrativa” da empresa musical era “falsa”.

Até o momento da divulgação deste post, nenhuma das quatro partes, TikTok, Universal, Sony e Warner, se pronunciou sobre a nova baixa de músicas. De que lado você está?

 

FONTE: PORTAL PAPELPOP