Retrospectiva 2021: Reis e Rainhas das paradas

Retrospectiva 2021: Reis e Rainhas das paradas

As paradas de sucesso dos EUA e Reino Unido tiveram alguns "donos". No Brasil também, ainda que não tenhamos uma parada de sucessos oficial como nos dois mercados mais importantes, é possível ter uma ideia de quem os brasileiros mais escutaram com os números do YouTube e Spotify.

No ranking de singles dos EUA não teve para ninguém: o BTS alcançou marcas incríveis. "Butter" ficou dez semanas no primeiro lugar. Como se não bastasse, "Permission to Dance" e "My Universe (with Coldplay)", também passaram sete dias no número 1.

Olivia Rodrigo também teve um ano inesquecível. "drivers license" ficou por oito vezes no topo do ranking e "Good 4 u" por uma. Enquanto isso "SOUR", seu disco de estreia, também passou quatro semanas como o disco favorito dos americanos.

Adele também teve um grande sucesso tanto com "30", seu muito aguardado álbum de retorno, quanto com o single "Easy On Me". O disco somava três semanas no topo do ranking dos EUA, quando publicamos a nossa retrospectiva. O single já apareceu por sete vezes em primeiro.

Na parada de álbuns, o "rei" atende pelo nome de Morgan Wallen. Pouco conhecido no resto do mundo, o novo astro da música country viu seu "Dangerous: The Double Album" passar dez semanas no topo e, em seguida, praticamente o restante de 2021 no top 10.

Taylor Swift também teve um excelente ano, graças à sua estratégia de vender cópias autografadas de "Evermore", além do lançamento das "Taylor's Versions" de "Fearless" e "Red". Com isso, ela ficou em seis ocasiões diferentes no lugar mais cobiçado da Billboard 200.

Com um mercado mais enxuto, e onde ainda se vende muito disco em vinil e CD, a parada britânica de álbuns é bem mais dinâmica, com os primeiros lugares mudando praticamente a cada semana. As exceções foram justamente as de Adele, que já completou um mês em primeiro lugar e por ali deverá seguir até meados de 2022, e "SOUR", de Olivia Rodrigo, que conseguiu ficar duas semanas no topo.

Em compensação, o ranking de singles teve apenas 12 músicas no número 1 durante todo o ano. Ed Sheeran foi o grande, e inegável, campeão, tendo passado incríveis 17 semanas no topo. Foram 11 com "Bad Habits", quatro com "Shivers" e mais duas, e contando, com "Merry Christmas (With Elton John)".

Olivia Rodrigo e Adele também repetiram na ilha o sucesso visto nos EUA. "drivers license" ficou por nove vezes no topo do ranking e "Good 4 u" mais cinco. Já "Easy On Me" apareceu em sete ocasiões no número 1. Um americano que encontrou um público fiel na Inglaterra, e no resto do Reino Unido, foi Lil Nas X. Sua "MONTERO (Call Me By Your Name), ficou cinco semanas em primeiro (contra apenas uma nos EUA).

No Brasil, os "campeões de audiência" no Spotify foram os Barões da Pisadinha, e "Batom de Cereja", de Israel e Rodolffo, foi a música campeã, esta também no YouTube.

 

FONTE: VAGALUME NEWS