Há exatos 15 anos, surgia um hino e um ícone Pop. Foi em 24 de maio de 2005 que Rihanna lançou “Pon De Replay e iniciou uma das carreiras mais bem sucedidas do mundo Pop até aqui.
“Pon de Replay” foi o single de estreia de Rihanna, gravada para seu primeiro álbum “Music of the Sun”.
A música foi composta e produzida por Vada Nobles, Evan Rogers e Carl Sturken, com ajuda de Alisha Brooks na letra.
Antes de assinar contrato com a Def Jam Recordings, Rihanna foi descoberta em seu país natal, Barbados, pelo produtor Rogers, que a ajudou a ir para Nova York.
O lançamento de “Pon De Replay” ocorreu em 24 de maio de 2005, nos Estados Unidos, em disco de vinil.
Nas rádios, ela só começou a tocar quase um mês depois, em 14 de junho. Em seguida, foi lançada na loja digital iTunes, em vários países – incluindo o Brasil -, em 22 de agosto.
O clipe, dirigido por Little X, foi lançado em julho de 2005. Já a versão em CD só chegou mais tarde, em outubro.
Na época, a música recebeu elogios da crítica e teve um desempenho comercial positivo. Ela chegou à segunda posição da Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, por exemplo.
De lá para cá, Rihanna lançou “A Girl like Me”, “Good Girl Gone Bad”, “Rated R“, “Loud”, “Talk That Talk” e “Anti”. A cantora vendeu mais de 54 milhões de discos e 210 milhões de singles.
Rihanna conseguiu colocar 14 singles no topo da Billboard Hot 100, entre eles “SOS”, “Umbrella”, “Take a Bow”, “Disturbia”, “Live Your Life”, “Rude Boy”, “Love the Way You Lie”, entre outras.
Na carreira, ela ainda ganhou nove Grammy, quatro VMA, dois EMA, vinte e dois BMA, quatro WMA, entre outros.
Rihanna, como os Beatles e Elvis Presley, bateu o recorde de liderar as paradas do Reino Unido em sete anos consecutivos, com sete músicas diferentes. O recorde foi atingido na primeira semana de novembro de 2013.
A cantora também teve passagens pelo cinema. Em um dos filmes mais recentes, ela atuou ao lado de estrelas como Sandra Bullock, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway.
Em junho de 2019, a revista Forbes anunciou que Rihanna se tinha tornado a cantora mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em torno de 600 milhões de dólares.
FONTE: PORTAL POPLINE