"Greatest Hits", do Queen, é o primeiro disco a vender 7 milhões de cópias no Reino Unido

"Greatest Hits", do Queen, é o primeiro disco a vender 7 milhões de cópias no Reino Unido

"Greatest Hits", a primeira coletânea de sucessos do Queen, ganhou um presente atrasado de 40 anos. Lançado em outubro de 1981, o disco acaba de se tornar o primeiro da história do Reino Unido a vender sete milhões de cópias, pouco mais de oito anos depois dele ter batido na casa dos seis milhões.

Ao lado do segundo "Greatest Hits", estas são as únicas compilações da banda lançadas enquanto Freddie Mercury ainda estava vivo - a parte dois saiu em outubro de 1991, um mês antes da morte do vocalista.

"Greatest Hits" tinha uma particularidade em relação a maioria dos álbuns de vinil de sua época: a grande quantidade de faixas em um disco simples. Eram nada menos que 17 em quase uma hora de música, ou seja, economicamente a compra também era bastante atrativa.

O disco juntava os maiores êxitos do quarteto lançados entre 1974 e 1980, o primeiro álbum da banda, de 1973 não estava representado. De "Seven Seas Of Rhye" (que no Brasil deu espaço para a versão ao vivo de "Love Of My Life"), a "Flash", ele trazia, inegavelmente, muitas músicas fortes em um só álbum.

O chefe executivo da "Official Charts", a empresa que verifica as vendas de álbuns e singles no Reino Unido, disse que, em 1981, as coletâneas desse tipo ainda eram relativamente raras no mercado, um luxo dispensado apenas aos artistas realmente grandes.

Tanto o guitarrista Brian May quanto o baterista Roger Taylor, a face pública da banda atualmente, agradeceram o público inglês por tamanho carinho.

"Greatets Hits" tem uma vantagem de cerca de um milhão de cópias em relação ao segundo lugar, que também é de outra compilação de sucessos, "ABBA Gold", essa já lançada na era do CD, em 1992.

 

FONTE: VAGALUME NEWS